sexta-feira, 1 de junho de 2012

GASTRONOMIA PORTUGUESA

Existe uma grande variedade de pratos, cada região com sua especialidade. No entanto, há um prato em particular que representa muito bem o paladar nacional: o bacalhau – que pode ser seco como os nossos ou congelado. São várias as formas de prepará-lo como à Gomes e Sá – quando é desfiado com baratas em cubos, cebolas, azeitonas e ovos cozidos; ou à Conde da Guarda – quando servido com purê de batatas e couve.
Foto acima: prato de bacalhau.

Mas encontrei pessoas que têm o hábito de comer bacalhau grelhado na brasa, e na hora de comer acrescenta um fio de azeite de oliva e alho. A maioria das refeições portuguesas iniciam com uma entrada composta de pão, brôa, manteiga, patê de sardinha e atum, uma bolinha de queijo feito de leite de cabra, vaca ou ovelha, ou em alguns casos, de uma mistura dos três tipos de leite.
Foto acima: pães e broas.
E para completar, uma porção chouriço além de azeitonas preparadas a moda portuguesa, que não são como as nossas em conserva. Elas são preparadas artesanalmente e ficam com sabor meio amargo, mas com as especiarias que são acrescidas no preparo, ficam bem saborosas.
Foto acima: Chouriço com azeitonas
Foto acima: Queijo de cabra e requeijão

Saboreamos este prato, no restaurante Baluarte que fica na cidade de Valença, na região do Minho, fronteira com a Espanha. O garçon Sérgio foi quem nos deu um atendimento nota 20, já que lá o máximo é 20 e não 10 como no Brasil e foi ele quem nos tirou a foto abaixo.
Foto acima: Restaurante Baluarte em Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário