terça-feira, 26 de junho de 2012

AVEIRO

Conhecida como a "Veneza de Portugal" e durante algum tempo chamada de "Nova Bragança", é famosa pela sua ria.
Foto acima: antiga Capitania dos Portos. Hoje funciona a Biblioteca Municipal.

Esta pequena cidade é atravessada por canais por onde deslizam os elegantes barcos  “moliceiros”, embarcações com o fundo plano com as proas pintada com cores vivas.
Acima: barcos moliceiros


O barco moliceiro é um tipo de embarcação destinado à colheita e transporte do moliço (alga que se desenvolve em lagoa da região de Aveiro) e outra vegetação existente na ria. A colheita do moliço foi inicialmente exercida por agricultores. Mais tarde criou-se a profissão de moliceiros que passou a ser um fornecedor do agricultor, já que a expansão agrícola exigia uma maior produtividade em suas terras. O moliço é utilizado como fertilizante na transformação de terrenos arenosos e improdutivos, em excelentes terras para o cultivo. Hoje, o barco moliceiro é também utilizado em passeios turísticos na Ria de Aveiro.
Um dos locais mais atrativos de Aveiro é o bairro dos pescadores, na localidade que fica entre o Canal de São Roque e o canal Central, com suas casinhas brancas, pequenas pontes e ruas estreitas, bem como o pitoresco Mercado do Peixe, onde se leiloam as capturas do dia.
No centro encontram-se belos edifícios históricos com suas fachadas coloridas e um rico museu, o Museu de Aveiro, instado no antigo Convendo de Jesus, do século XV.

Gastronomia de Aveiro
Ovos moles é um doce típico da cidade de Aveiro. Trata-se de um doce regional, tradicional da pastelaria aveirense, cuja fórmula e método de produção original se deve às freiras dos vários conventos ai existentes até ao século XIX - dominicanas, franciscanas a carmelitas.
Extintos os conventos, o fabrico dos ovos moles manteve-se, graças a senhoras educadas pelas referidas freiras. Como se trata de um doce onde o principal ingrediente são gemas de ovos, não deverá ser apreciado por aqueles que não gostam de ovo.
Ninguém dúvida que o doce mais famoso da região de Aveiro é o Pão-de-ló de Ovar, uma das mais famosas especialidades locais. Poucos sabem é que esta especialidade local remonta para além de duas ou mais centenas de anos, sendo já referenciado por volta de 1700. Supõe-se que o Pão-de-ló de Ovar deve ter sido inventado em algum convento das imediações e daí transportado para Ovar por alguém ligado ao convento.
Atualmente este doce é produzido em várias pastelarias de Aveiro, assim como, em vários locais do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário